domingo, 24 de março de 2013

O outro lado, visto por um policial.

por, Talita Maria

Será que a polícia é realmente tão cruel como nos conta Caco Barcelos em seu Iivro, Rota 66? Quais as consequências da grande visibilidade da polícia militar? O que existe por trás da farda de um policial?                         
 São esses e outros questionamentos que buscamos responder em uma entrevista com um policial militar, de Juiz de Fora - MG.                                        
 Luiz Eduardo Colares é um tenente da polícia militar aposentado, com 30 anos de experiência. Ao longo de sua carreira enfrentou dificuldades, ajudou pessoas, teve seus esforços reconhecidos e recebeu criticas. E o que resta dos tantos anos de trabalho, é o sentimento de dever cumprido. Depois de um tempo aposentado, o 2º Tenente foi reconvocado, e se prepara para voltar a ativa no mês de abril. As expectativas para a volta ao trabalho são as melhores.                                                                                                                                           
Para Colares, como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais na polícia, é preciso ter cuidada para não generalizar. Ele lembra que a polícia militar tem muita visibilidade, se comparada a polícia civil ou federal, o que tem seu lado positivo e negativo. Muita gente espalha o que viu o ou ouviu, sem saber se é realmente é verdade, sem saber o contexto do fato. É importante lembrar, que muitas vezes a população esquece que a polícia apenas executa o que a justiça determina, o que acaba criando uma aura negativa em torno da PM.                                                               
Atrás da farde de um policial existe um ser humano, com família, sonhos e sentimentos, mas muita gente ignora isso. Colares, além do trabalho como policial, é palestrante voluntário sobre dependência química, atuando em escolas, igrejas e empresas, também é presidente da associação dos moradores do bairro Nova Benfica e desenvolve trabalhos em vários movimentos da Igreja Católica.  Recebeu o título de cidadão benemérito de Juiz de Fora em 1999, e foi homenageado pelo Lions Clube Juiz de Fora na década de 90.
Confira esses e outros temas, na entrevista com Luiz Eduardo Colares: 

https://soundcloud.com/talita-maria/entrevista-colares-r-dio


Em nossa galeria de imagens você encontra fotos do Tenente Colares. Acesse!






Nenhum comentário:

Postar um comentário