domingo, 24 de março de 2013

PROERD

por, Mariana Muller

A Polícia Militar de Juiz de Fora realiza vários projetos de assistência à população, mas somente um deles é voltado diretamente para as crianças.

Logotipo do PROERD

O Leão significa FORÇA. O triângulo, FAMÍLIA, POLÍCIA e ESCOLA, são os pilares em que o aluno deve se apoiar.


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, PROERD, foi implantado em Juiz de Fora no ano de 2003 para atender alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. No projeto os alunos aprendem de maneira lúdica os males do álcool, das drogas e do cigarro, e a resistir à tentação de utilizar qualquer um deles. A pedagoga Mírian Rossini Guedes ressalta a importância desse ensinamento às crianças, “quanto mais cedo melhor, pois muitos deles já nascem com o tráfico dentro de casa ou na sua vizinhança.".

"Essas crianças estão acostumadas e ver coisas que nós nunca veremos, portanto enquanto achamos que é muito cedo para falar com eles sobre este tipo de assunto, eles já estão com as respostas na ponta da língua.”.


A pedagoga trabalhou em uma escola na Vila Ideal em 2012 e diz que havia palestras do PROERD para seus alunos –“Vai um policial uma vez por semana na escola, faz vários tipos de atividades com as crianças, e existia uma troca de informação, pois as crianças na presença do policial ficavam com medo de contar o que acontecia a sua volta, mas com nós professoras eles comparavam o que aprendiam com o que eles vivenciam na comunidade deles, muitos alunos meus chegavam contanto o que viam nos seus bairros. Outros contavam a reação de seus familiares com o que eles contavam o que estavam aprendendo.”.

O projeto da PM já formou milhares de alunos, geralmente na idade de 9 a 12 anos, quando estão cursando o 4ºano ou o 5ºano do ensino fundamental. Valéria Fabri, Thaís Vieira e Matheus Santiago são alguns dos alunos que passaram pelo projeto e trazem lembranças até hoje. Valéria fez o projeto na sua inauguração e até hoje lembra alguns dos aprendizados, “fazíamos teatro sobre como proceder se alguém te oferecesse a droga e cantávamos a música sempre e no final do ano tinha um concurso de redação sobre tudo que aprendemos no curso”. Thaís se formou em 2004, na primeira vez do projeto em uma escola federal “lembro que um dos ensinamentos era que a droga mais fraca era porta de entrada para as mais fortes, e isso me marcou muito”. Matheus ressalta a importância do projeto “por ser ministrado por um policial, o projeto acabando criando uma afinidade entre as crianças e o instrutor, e faz com que elas confiem desde cedo na polícia, tendo como um amigo mesmo. Além de conscientizar a criança antes dela ter acesso às drogas, o que dá maior chance de mantê-la longe desse meio”. Além dos ensinamentos, outro ponto crucial na memória dos alunos é o instrutor.

Os policiais militares que se envolvem no PROERD acabam sendo conhecidos pela população e se tornam exemplo de conduta. De acordo com a Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais (ASCOBOM), o cabo Luiz, do 27ºBatalhão de Polícia Militar, instrutor das aulas do programa, ser do PROERD o ajudou a salvar um bebê. Um pai mantinha seu bebê de refém e ao ver o policial instrutor do PROERD na ocorrência disse que só negociaria com ele. Após muita conversa, o cabo Luiz conseguiu sair com o bebê a salvo. Em conversa com a nossa equipe o cabo afirmou que o sucesso de outras operações foi devido ao envolvimento no PROERD.

Após 10 anos em Juiz de Fora, o Programa é um dos mais conhecidos da cidade, principalmente pela sua música tema, e ainda tem muito mais pra crescer no combate às drogas e a violência pela conscientização das nossas crianças. 

Confira fotos na nossa galeria!

hino do PROERD - Turma Thaís Vieira 2004


Um comentário:

  1. Muito legal conhecer os depoimentos de quem já participou do projeto!

    ResponderExcluir