sábado, 30 de março de 2013

De Volta ao Outro Lado da Moeda


Mesmo que a maioria dos homens da Policia Militar cumpram com seus deveres dentro da lei e alguns deles sejam verdadeiros heróis, infelizmente ainda temos algumas  maçãs podres dentro do cesto.
No bairro Vila Alpina, zona leste da cidade de Juiz de Fora, vários moradores reclamam das ações da Policia Militar. Uma aposentada, que preferiu não se identificar, disse já ter presenciado inúmeras abordagens truculentas dos policiais, onde eles agrediram verbal e fisicamente suspeitos, menores de idade, que já haviam sido dominados, “Eles xingaram o menino de tudo quanto é nome e durante a revista bateram nas perna dele com aquele negoço de madeira...”, conta a aposentada. De acordo com outros moradores essas cenas são freqüentes no bairro.
No ano de 2009, um episodio de extrema violência marcou os moradores do bairro Vila Alpina, no mês de outubro a policia organizou uma grande ação para tentar prender um morador que era traficante de drogas. O morador, conhecido como Chapéu, tentou fugir, mas foi capturado pela policia, mesmo algemado ele foi violentamente espancado por vários policiais e dentro da viatura continuou sendo espancado. Além de sofrer toda essa violência ele e sua família ainda foram extorquidos, os policiais exigiram uma quantia em dinheiro para que quando o homem saísse do hospital ele não fosse para a cadeia, a família pagou, mas ele não resistiu, morreu e foi enterrado do dia 02/11/2009.
A historia é de conhecimento de todos os moradores da região, mas a família não gosta muito de dar detalhes sobre o assunto, se atendo a contar a versão geral do fato. Os nomes dos policiais envolvidos neste caso ninguém sabe ou ninguém lembra, por isso não foi possível entrar em contato com eles para saber o lado deles da história.
Mesmo que saibamos que nenhuma instituição é perfeita e que em todas as profissões existem pessoas ruins, quando tomamos conhecimento  dessa história, fica o sentimento de pesar, de tristeza em ver que na nossa cidade também têm bandidos fardados, que são motivo de vergonha para a corporação e para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário